domingo, 17 de outubro de 2010

FEST FEST FEST

Oktoberfest e Cannstatter Wasen Volksfest

Finalmente (mil aulas, pouco tempo) falerei aqui das Volksfests que são tão famosas na Alemanha!. As Volksfest são festivais com música típica e cerveja. Muitaa cerveja, e  acontece em várias regiões aqui do sul da Alemanha (tem alguma poucas no norte). A maior delas é a Oktoberfest, e a segunda maior delas é a Cannstatter Wasen, que começa uma semana depois da Oktober,  e eu fui nas duas!

Lógicamente que a primeira sobre a qual eu tenho que falar é a OKTOBERFEST, que acontece todos os anos em Munique, capital do estado da Bavária, no sul da Alemanha. Por sinal os alemães da Bavária e os de Baden - Würrttemberg ( Stuttgart é a capital de BW) têm uma richinha, tipo São Paulo Rio e de Janeiro ou Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pessoal da Bavária não fala que são alemães, ele são " bavarians", tipo, exclusivos, diferentes, sei lá. Pra eles. Pra mim é tudo igual, só muda o sotaque. Bom nós fomos na Oktoberfest no penúltimo fim de semana de setembro (septemberfest?). O pessoal do intercâmbio é chegadinho em organizar passeios legais e aí saímos aqui de Stuttgart às 6 da manhã. 

#ficadica O melhor é que a brincadeirinha saiu muito mais barata do que eu imaginava. O ticket daqui pra Munique custa em torno de 40 EU ida e volta, mas como era fim-de-semana nós pegamos o Schones Wohenende, ou fim de semana legal. Esse ticketezinho maroto funciona assim: Se é fim de semana e você está em um grupo de 5 pessoas pode viajar pelas cidades da Alemanha durante um dia por 37 euros. 37 EU os 5, ida e volta, ou seja, deu mais ou menos 7 euros e pouco pra cada um pra ir e voltar de Munique, que é umas duas horas de viagem daqui! (Esquema né?) Bom tava um frioooo do cão e tava chuviscando, mas mesmo assim valeu. Eu já tinha ido duas vezes na Oktoberfest de Blumenau no Brasil e achei bem diferente.mas relato no final =]!

Lá eu e a Carol nos perdemos do povo e aí fomos ao parque de diversão em um brinquedo muitooooo bom, tipo, muita adrenalina mesmo, custou 6 euros e ele dura bastante tempo! é o tipo  de brinquedo que dá tanto medão que você não consegue gritar, só ri igual uma louca o tempo inteiro hehehe. Depois paramos em uma tenda e não dava mais pra entrar. A cerveja é bem cara, 9 EU a maß ( o nome da caneca e vem um litro ) , mas pelo menos vem naquela caneca bonitona que todo mundo enfia escondido na bolsa e leva pra casa. Nessa tenda sentamos pra fora e conhecemos um casal de Californianos, eles deviam ter uns 50 e poucos anos cada um, mas tinham uma mentalidade muito mais jovem e eram muito mais espirituosos do que muita gente que eu vejo por aí. Eles estavam mochilando pela Europa. Ficamos umas boas duas horas bebendo nossa cervejinha (ona) e papeando com eles sobre mundo e viagem e comendo rabanete com sal que é uma delícia! Depois entramos numa tenda, que tinha muito velho e não tinha mais lugar pra subir nas mesas, depois encontramos a Buddy da Carol com o namorado e ficamos com eles lá, entramos em outra tenda e deu pra sentir mais a vibe. Eu até gostei da Oktober. Até eu conhecer a Wasen!

#ficadica2: são 15 tendas na Oktoberfest e todas são socadas de gente, tem de 1000 a 10000 pessoas em cada uma, então é recomendado chegar lá às 6 da manhã se você quiser pegar mesa (eles só servem a bebida pra quem tem mesa), ou você conhece alguém que já tenha mesa reservada e mesmo assim tem que chegar cedão, umas 9 no máximo. A festa é durante a tarde, dá 8 da noite já está todo mundo caindo pelas tabelas e não tem mais nada. Outra coisa legal é como os garçons servem a cerveja. Aqui ó! e eles chegam a carregar em dois andares, umas 12 canecas.












Cannstatter Wasen: foi  MUITO MUITO MUITO MUITO ABSURDAMENTE DIVERTIDA. Resumindo, pra mim deu um pau na Oktober, e eu vou falar o por quê. Como é a segunda maior da Alemanha e da Europa e é aqui em Stuttgart eu fui 5 dias =p!Porque que é melhor? É a noite, a gente ia a umas 7 horas da noite e voltava meia noite todos os dias, dá pra comprar a cerveja direto no balcão (o que significa que você não precisa pagar gorjeta e nem ter mesa reservada) e é fácil subir na mesa alheia. Sim, subir.Lá conhecemos os primeiros brasileiros além de mim e da Carol que têm aqui e aí andava a brasileirada e a gringadara junta. Inclusive brasileiro é realmente muito guerreiro, eles iam todos os dias!! eu fui em 5 e morri. Mas continuaria indo fácil, dá até uma deprê pensar que acabou. Mas tá. Continuando o porque que é melhor: Bem menos lotado e as tendas são bem mais divertidas. A cerveja é um euro a menos hehe, custa  8 EU, mas de meio de semana tem promoção em algumas tendas e aí é 7 EU e tem uma tenda pra estudantes que na quarta - feira onde 4 maß custam 10 euros.

Nós fomos numa quinta-feira, depois no sábado, depois na quarta, depois no sábado de novo e no domingo pra ver o show de fogos de encerramento =D


Primeiro dia:





Você com Crepúsculo auhaua. 

 E depois dizem que alemão é certinho


Brasileirada 



Segundo dia
Amigo paranaense!




Terceiro dia (quanto chegamos tinha um tio tocando lambada!! filmei aqui!)
Polônia, Brasil, Singapura 

 França e Brasil e as rosas que os arzeibaijões compraram pra todo mundo =p













Quarto dia
Mark! Alemão contando sobre campeonatos de snowboard. 


Quinto dia

Brinquedinho adrenalina de novo, tenho vídeo disso!


Comparando as Volksfest daqui com a Oktoberfest de Blumenau : Bom adorei as duas, mas são beemmm diferentes. Em Blumenau tem a parte aberta com apresetanções, alguns brinquedos, lugares pra comer e lojinhas pra comprar coisas típicas e a caneca de alumínio (10 reais e você compra na lojinha) pra 400 ml de ceveja que custam quase 5 reais por vez. Você compra as fichinhas e eles enchem seu copo nos bares. Acho que foi bem legal e bem com cara de Alemanha, mas o que mais caracteriza as festas aqui são as pessoas em pé nos bancos das mesas gigantes com mais ou menos 15 pessoas em cada, em Blumenau não tem isso, a galera fica andando pra lá e pra cá, e toca bem pouco das músicas típicas mesmo. O que eu gostei da Oktober de blumenau é que são 3 tendas mas são todas emendadas, você entra e sai quando quer. Aqui não, chegou tarde não entra mesmo! tanto na Oktober quanto na Wasen, mas a Oktober é pior!no último sábado na Wasen eu e a Carol achamos uma porta dos fundos sem segurança e entramos na raça. Ainda eram 7 horas da noite, e ninguém mais estava podendo entrar. Jeitinhobrasileiro né. 

DICA DICA DICA: comam os crepes de nutela!! 3.50 EU e é uma delícia dos deuses. Outro motivo pra entrar correndo nas tendas : o parque é enorme e tem muitooo brinquedo legal, mas tem um cheiro de comida muito maravilhoso, o que tende a te levar à falência querendo experimentar tudo. Ah, na Oktoberfest de Blumenau a entrada custa 5 reais pra estudante e 10 reais  o normal (pelo menos quando eu fui). Aqui é de graça. Chegue cedo, entre em alguma tenda e da-lhe cerveja, tombo de cima do banco, dança com alemães aleatórios do banco do lado, roupinhas típicas alemãs e muitíssima diversão =D


Inclusive, pra quem está indo na Oktoberfest de Blumenau (recomendo muito), decore pelo menos essa música aqui =D. Tanto aqui quanto aí, quando toca essa música (39293890 vezes) todo mundo para e brinda com quem está do lado, o brinde tem que ser forte, o que faz um terço da sua cerveja ir pro saco (tá, exagerei) e olhando no olho!. Agora uma que você não pode vir pra Alemanha sem saber e que é absurdamente diverdida:


Fliegerlied - So ein schöner Tag 

 ( no começo parece a coisa mais estúpida do mundo, mas empolga, toca várias  vezes por dia e todo mundo dança junto)


Nein mann! toca em todo fim de balada aqui ! 


Nein man, ich will noch nicht gehen   não , eu não quero ir
Ich will noch ein bisschen tanzen        eu só quero dançar mais um pouco
Komm schon, alter                                 vamos, velho
Ist doch noch nicht so spät                   ainda não é tão tarde
Lass uns noch ein bisschen tanzen   deixa gente dançar mais um pouco

Boa noite! que amanhã a aula de fotografia é no centro =]!


What is cool?! 

Falando em cerveja, esse barrilzinho é do Diego, o espanhol-colombiano.  Bem prático e bonitinho, mas faz uma lambancinha de espuma pra abrir!



2 comentários:

  1. Crepe de Nutella na Torre Eiffel em dezembro, heim?

    SAUDADES SEM TAMANHO DE VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  2. "Mark! Alemão contando sobre campeonatos de snowboard. "

    OHOM!
    beijo!

    ResponderExcluir

Colaboradores