sábado, 23 de outubro de 2010



Nem tudo são rosas! o VISTO!


Antes de vir: MUITO cuidado com a documentação.

Oioi! Hoje vou contar um casinho triste, mas importante pra quem quer vir. Eu tirei meu visto há um tempinho atrás e graças a Deus deus tudo certo!!! Mas pra dar tudo certo não é magia ou sorte, é cautela. Sabe aquele tipo de situação que vocÊ acha que nunca vai acontecer com você? Então, comigo não aconteceu. =p. Mas aconteceu com o Diego, nosso amigo aqui. Ele vai ter que voltar pra Espanha terça-feira porque não conseguiu tirar o visto. =[

Vocês devem estar pensando: Se ele é da Espanha ele não precisa de visto oras, ele é europeu. A questão é que ele não é europeu, é colombiano, mas mora há 7 anos em Barcelona, só que ainda não conseguiu o passaporte europeu. Bom eu também não sou européia, mas tomei as providências necessárias no Brasil pra dar tudo certo quando eu chegasse aqui. 

O que é que aconteceu com ele ? Primeiro lugar: brasileiro pode vir sem visto pra Alemanha e tirar o visto aqui se quiser ser estudante e ficar mais de 3 meses. Colombiano não. Pode ficar como turista, mas o visto de estudante já tem que ser providenciado antes de vir. Acho que ele já está tão acostumado em estar aqui que nem pensou nisso, ele tem um visto de permanência espanhol, e achou que já era o suficiente. Porém, ele viu que precisava do visto de estudante alemão pra ficar aqui mais de 3 meses, e pra fazê-lo ele teria que ir até Madri, na Espanha, e só poderia fazer isso quando os três meses de "turista" expirassem, em dezembro no caso. Até aí tudo bem. Só que o visto ia demorar mais dois meses e meio pra ficar pronto. O que significaria dois meses e meio ilegal na Alemanha. Outro pepino é que ele precisaria do comprovante financeiro. Também precisei disso. Fui na Embaixada alemã em São Paulo antes de vir e levei o imposto de renda do meu pai. Eles assinam um documento e eu trago e mostro aqui. Sem esse documento meus pais teriam que depositar 6 mil euros na minha conta daqui de uma vez só. Tipo, impossível ! :O. Ele também precisava desse documento, e pra fazê-lo teria que ir até a Colômbia! senão,teria que fazer o depósito facada.

Então, a burocracia entre países é diferente, mas não custa alertar, porque eles mandam embora MESMO. Ele já cancelou a moradia e a matrícula na universidade, está mega triste (eu já teria surtado) e volta pra Barcelona na terça!

No próximo post conto o processo todo de retirada do visto =D! e como consegui pra um ano.


Diego e eu no dia do tour por Stuttgart


What is Cool !!


Dispensa a legenda. Solução pra quem, como eu, não estaciona se não tiver vaga pra pelo menos 4 carros. Grandes.Tem deles aqui igual tem Gol no Brasil.


Um comentário:

  1. So sad Bá!!! Vocês ficaram super próximos, né?

    Agora você vai ter que ir visitá-lo em Barcelona... nossa, é triste demais... até eu fique de coração apertado...

    ResponderExcluir

Colaboradores