sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Segunda terceira e quarta aulas!

A segunda! Sozial und Marktforschung (pesquisa social e de marketing)

Tá. Quarta-feira foi o dia do medo. A aula tensa, a noite mal dormida com medo da manhã seguinte: encarar três horas seguidas de aula teórica em alemão sem conhecer nenhum alma e sendo de outra área (é uma matéria de advertising). Mas eu sobrevivi, e sobrevivi legal =D!


Acordei às 9 da manhã e fui feliz e não muito sorridente procurar a sala que ia ser a aula. A minhas sorte é que a HdM tem um sistema dos deuses, salvador de almas desterritorializadas, onde você pode, online, localizar a sala de aula.  É o Horst (clica aí ó, que é legal), então é só entrar no site e colocar o número da sala que ele indica onde fica. Nos corredores da faculdade têm computadores que servem só pra usar o Horst, aí também é bom.

Enfim, chegando na sala tinha uma luz, uma luz, uma luz linda loira e francesa!o Albon, nosso amigo da França estava na porta da sala, o que significava que ele ia fazer a aula comigo também, o que significava que eu ia ter um tradutor para as coisas importantes =D!! entrei na sala com ele e logo em seguida entraram a Phlaurriane e o Louic! meus Flatmates, que também são franceses e têm um nível avançado de alemão! O que significou alívio triplo! Também estávamos na mesma sala. Assim que eu cheguei já fui direto falar com o professor, avisei que era intercambista e perguntei se eu podia ser aluna ouvinte! a matéria é em alemão e todas a semanas eles têm que apresentar um trabalho oral em alemão. Eu não consigo ainda, se mais pra frente eu conseguir tudo bem, mas agora ainda não rola, aí ele falou que tudo bem, sem problemas. =D


A aula: não sei se eu queria rir ou chorar, foram três horas nada desperdiçadas. O cara não parou de falar um minuto ( na verdade parou sim, nos 15 minutos de intervalo). O bom é que tinham slides e slidesslides, e coisas e coisas e mais coisas pra anotar.  E se eu digo muita coisa é realmente muita coisa!!! E aquelas palavras gigantescas em alemão. Estou com calo no dedo e tenho que terminar de traduzir o que eu anotei, acho que já vai facilitar pra compreensão da próxima aula. Ah, foram 16 páginas de anotação (caderno pequeno). E eu não anotei só porque sou a gringinha perdida não, todo mundo anota!Para os slides que ele considera importante ele dá um tempinho pro povo anotar (tempinho 40 segundos e não 5 minutos)  e aí continua a aula.


Bom, conforme eu ia anotando meu olho ia brilhando,  a matéria é tudo que eu amo, amo e acho absurdamente útil para designers. Saber o porque, o pra quem e o como na hora de fazer uma identidade visual coerente: pesquisa de mercado, comparação entre pesquisa qualitativa e quantitativa e em quais situações elas se encaixam melhor. Função do marketing, utilidade dos blogs, como fazer pesquisa de tendências. Depois apareceu o desenho de um cérebro nos slides e ele começou a falar de observação, de emoção, de sentimento, planejamento estratégico, análise de mídias e de meios de comunicação. Atitudes do ser humano e suas motivações. Resumindo: teoria anti - micreiragem =]. Não tiro o crédito dos bons micreiros - artistas - super-bom-senso. Quem dera eu ter um super talento pra ilustrar ou animar. Mas sinto falta de fundamento nas coisas, justificar coerentemente o prórpio design. Semiótica de verdade, pra atingir fundo as pessoas sem elas saberem que estão sendo atingidas.


Eu queria pular de alegria por amar os temas e chorar de desespero por não entender nada dos exemplos que ele falava. Falou de um monte de empresa alemã e a única que eu entendi foi Mercedes! =p


Aula 3 -  Screen Design  


Adorei né? Primeiro porque tinha uma renca do pessoal do intercâmbio na matéria: a Carol, os dois espanhóis, a suéca, a americana, o finlandês, o singapura e o bulgaro. A Frau Mayer, a professora, é super séria, mas deu um introdução de botar respeito. Apresentação em flash da aula e alguns exemplos bem legais. Falou de formas e de linhas. Foi uma aula super básica mas interessante. 


São três horas de aula, a primeira metade é teoria, a segunda metade vamos pro laboratório de computadores e é trabalho prático, que depois de terminados temos que fazer upload online. Ontem ela falou sobre formar básicas. Linhas e suas variações. Na parte prática tínhamos que fazer - no illustrator - linhas pretas na horizontal, vertical e diagonal, uma em cada quadro,  depois junta-las numa composição, em novos quadros. Depois passar pra formar básicas como quadrado e círculo, sempre tentando colocar um significado por trás de casa linha e de cada forma.  Tá ascendente? tá descentente? fina? grossa? pontilhada? você usou negativo em determinada composição? Porque? como alguém de fora interpreta essas linhas? São leves, pesadas, quebradas? porque?  Exercício básico e estimulante pra fazer a criatividade dar uma desenferrujada e começar a trabalhar fundamentação por trás de qualquer forma utilizada em qualquer trabalho!  Depois coloco minhas linhas aqui =D! hehehe. 


Aula 4 - Wirtschaftenglisch sprachen (conversação em inglês para negócios)


A mais tensa!!!!! tive essa aula hoje de manhã e foi tensa! A professora é brava, bem brava. Mesmo sendo só um curso e não propriamente uma aula ela é bem rígida. Disse que é curso com vaga limitada e que quem faltar mais de uma vez ou deixar de fazer os exercícios ( que de acordo com ela são muitos!) é kiked off da aula ( pra quem não sabe,  a tradução literal disso é "chutado pra fora" da aula =D)


Ela  pergunta as coisas pra aluno e coloca uma pressão até ele responder. Trabalha com pesquisa científica, então exige fontes e referências e escrita bem feita em tudo o que formos fazer. Já deu três exercícios pra fazermos pra aula que vem, e criticou o sistema alemão de ensino da língua inglesa que foca apenas pro vocabulário, que isso empobrece, que em inglês você se vira bem com um vocabulário pobree isso sucks. Isso não acontece com o alemão, porque em alemão pra achar uma palavra você não inventa uma nova, e sim junta outras duas, ou três, ou quatro, então não tem como você fugir das palavras. Ela disse que por isso que aqui são feitos os maiores engenheiros do mundo e os maiores escritores e poetas também ( uns pequeninhos tipo Friedrich Hegelum dos meus filósofos favoritos, e nasceu aqui em Stuttgart.=]-, Freud - austríaco, mas na Áustria falam alemão - e Nietzsche. Ela citou Hitler também, aí todo mundo deu risadinhas sem graças). Bom, esses caras tinham muitas opções de palavras pra usar. Em alemão se você vai falar " está chovendo" têm umas 15 maneiras de fazer isso e umas 70 pra usar o verbo fazer.


Ela disse que a desvatagem dos alunos alemães é que eles são muito "straigh" muito direcionados, limitados, acostumados a crescerem assim certinhos, então não são flexíveis, e pra aprender línguas você tem que ser, aí ela disse que vai fazer todo mundo ali ser flexível. =p


Disse que vamos aprender pelo menos 500 palavras novas, o que significar 50 novas palavras por semana. 


Logo depois de tanta informação em inglês, tive um encontro com a minha Tandem Partner. Tanden Partner é um esqueminha legal bolado pela professora de alemão, onde nós colocamos nossos nomes e línguas maternas na parede. Se tiver alguém interessado em saber sua língua entra em contato! Uma alemã, a Cláudia me mandou um e-mail dizendo que queria aprender português e ia me ensinar alemão. Aí em encontrei com ela hoje e vamos estudar juntas na biblioteca todas as terças - feiras! Tomara que seja bom...mas só hoje em 20 minutos de conversa com ela aprendi duas novas frases. Botei fé que vai ser produtivo.



Ah! Vantagem fatídica em estudar design na Alemanha: Aprender a criar e a estudar com paciência, organização, obediência e disciplina. Believe me, aqui a coisa é radical mesmo nesse sentido, e extremamente desafiador pra nós brasileiros que não somos muito acostumados a isso. Mas pelo que eu percebi não é uma disciplina imposta, forçada, que te deixa com pirraça por ter que obedecer. Os quatro professores que me deram aula até agora eram gente finíssimas, nada terroristas, nada assustadores. Mas firmes (tá, talvez a de hoje seja um pouquinho assustadora) . A Frau Mayer no Screen Design ontem deu esporro no pessoal que chegou atrasado e disse que ia trancar a porta, que não tinha condições de parar de dois em dois minutos porque um abria a porta. Mas minutos depois ela já estava passando de mesa em mesa pra saber quem tinha dúvidas com o Illustrator.

E era a primeira aula, então é normal se atrasar porque até achar a sala certa vai um tempo. Eu sou desesperada, então já tinha achado um dia antes. Mas aqui não tem desculpas, não tem essa de trânsito ou de não achei a sala, eles são bem " e o que eu tenho com isso? o compromisso é teu". 

E é isso! Vou fazer minha unha que hoje a noite tem festinha na casa do Arzeibaijão aqui do lado e festa espanhola do pessoal do intercâmbio!



Ich mag es, so viel =D.


What is cool?! ( ou no mínimo interessante)



Só pra vocês sentirem o drama que pode ser a língua alemã! Essa foto eu tirei numa aula introdutória que tivemos há umas semanas atrás, sobre a origem da língua alemã e algumas curiosidades culturais. Com vocês, " das längste deutsche wort", ou a maior alemã.É o nome de uma lei!





 

2 comentários:

  1. Que massa suas aulas Larinha! Eu chorava na de pesquisa social lá tbm.
    Gente que coisa essa palavra, tenho até medo de aprender alemão.
    Beijo fófi

    ResponderExcluir
  2. E o sisteminha de salas, coisa de outro mundo. Amei! Tem até o nome dos professores em algumas salas. Ah se aqui as coisas fossem assim também ;)

    ResponderExcluir

Colaboradores